terça-feira, 14 de setembro de 2010

Virtude

Nossa, tenho realmente bastante tempo sem postar no meu caso ocorreu uma falta de inspiração devido a enfrentamento de mim mesmo nesse tempo, e ainda tendo que conciliar com outras tarefas, mas estou de volta, e vamos direto ao assunto.

O que é virtude ?

Eu gosto da definição de Andre Comte Sponville, " Virtude é poder ".

Uma definição bem simples , porem quando a extendemos ela se torna complexa, mas se virtude é poder, bater em alguem seria uma demonstração de virtude?, porque é uma demonstração de poder através da violencia.

Nesse caso não, um exemplo simples pra entender a definição de virtude é : Qual a virtude da faca? , a melhor faca é a que corta melhor, não importa se está nas mãos do assassino ou de um cozinheiro, ou seja a virtude da faca não se altera, mas sim a do ser humano.

O que é a virtude humana? o que simboliza o "poder humano", essa é uma pergunta que filosofos desde a grecia antiga tentam responder. Algumas pessoas acham que a virtude humana é a pureza, ou o amor, ou a bondade, ou perdão, entre outros, ja tem pessoas que acham que é tudo isso junto.

Eu acho que a virtude possui duas partes, a constante, e a móvel, a constante é a junção desses valores : bondade, perdão, pureza, amor . A móvel é a pessoa em ação , é a aplicação desses valores.

Virtuoso é tentar agir segundo esses valores no dia a dia.

2 comentários:

  1. Tem muuuuuuito tempo que você não posta aqui. Mesmo assim vou me arriscar, afinal a vida é feita de escolhas. Você não me conhece, eu não te conheço, mas achei incrível o que você escreve ou escrevia aqui. Desculpe a intromissão, mas você estuda o quê? É da área de humanas?
    Abraços.
    *Espero que de alguma forma você leia isso aqui =)

    ResponderExcluir
  2. Bom, tava muito tempo sem postar mesmo, mas sou da area de computação, caso leia os outros posts, espero que goste, assim como gostou dos outros

    ResponderExcluir